Em continuidade ao Projeto Abraço de Coração, o Grupo de Voluntários do Colégio São José, Amor em Movimento, fez a entrega de mais almofadas em formato de corações, dessa vez ao Instituto do Câncer (Incan) do Hospital Pompéia. Acompanhados da coordenadora, a professora Lorita, alguns integrantes do Grupo estiveram no local e levaram um pouco de amor e de alento às pacientes do setor de oncologia.
Após a visita, o grupo percebeu que muitos doentes passam o dia inteiro nesse setor do hospital, que atende somente o Sistema Único de Saúde (SUS), e que, muitas vezes, estão sozinhos e sem ninguém para lhes dar uma palavra de conforto. Então, tiveram a ideia de confeccionar alguns cartões com mensagens de otimismo e levar até o local, para entregar aos que estivessem em tratamento naquele momento, juntamente com algumas flores, em sinal de amor e cuidado.
As duas ações geraram um grande aprendizado, tanto aos pacientes quanto aos jovens que participaram. Poder conhecer diferentes realidades e fazer algo para ajudar, nem que seja com uma palavra ou um gesto de carinho, certamente transforma a forma como os nossos jovens veem o mundo e o próximo.
Sobre o projeto Abraço de coração
A ideia de fazer os corações foi do médico oncologista Dr. Flávio Elias Ribas, da Clínica Fermama, e, em 2022, foi executada pelo Grupo de Voluntários Amor em Movimento, com apoio da Associação do Clube de Mães de Caxias do Sul, da Pettenati e das Lojas Magnabosco.
Os corações são feitos para ajudar no tratamento de mulheres que estão enfrentando o câncer de mama, proporcionando mais conforto às pacientes que fazem a mastectomia, pois serve de apoio ao braço, mantendo-o longe do corte. Serve também para que elas o abracem quando estiverem se sentindo tristes e lembrem que não estão sozinhas e que muitos jovens e profissionais da saúde torcem pela recuperação delas.