No último sábado, dia 16 de março de 2024, ocorreu o Dia da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), evento que reuniu equipes de professores e diretores de todas as escolas católicas de Caxias do Sul.
A manhã iniciou com uma Celebração especial na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, presidida pelo Bispo Dom José Gislon e após, no Auditório do Colégio São José, o Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Pedagogo Ricardo Mariz, finalizou a manhã palestrando sobre o tema "Liderança Servidora: ser, pensar e agir na educação católica".


Sobre Ricardo Mariz:

Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Pedagogo. Coordenador da Área de Missão e Gestão da UMBRASIL. Coordenador da Pesquisa Cartografias dos territórios de aprendizagem – CNPQ/UCB. Membro do Grupo de Pesquisa Sociologia Clínica – CNPQ/UnB. Idealizador do Canal Esquina do Pensamento e Conselheiro do Movimento de Educação da Base da CNBB. Atuou na docência e gestão da educação básica, foi Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Reitor “pro tempore” da Universidade Católica de Brasília. Foi membro da Comissão de Justiça e Paz de Brasília e vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação do Brasil. Autor de artigos e livros sobre educação.