O Colégio São José Caxias deu início ao ano letivo de 2022. No dia 14 de fevereiro, foram recepcionados os cerca de 1860 estudantes matriculados, da Educação Infantil (a partir dos dois anos) ao Ensino Médio.
Uma série de novidades aguardavam os estudantes, entre elas, a implantação da Nova Proposta Pedagógica, que propõe uma forma de intervenção e mediação diferente, colocando o estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, como um sujeito autônomo, crítico, inovador, protagonista, questionador e produtor de cultura. Enquanto o docente é colocado como mediador, problematizador, questionador, que visa relacionar a teoria com a prática, intencionalidade pedagógica.
A Nova Proposta Pedagógica sugere metodologias diferentes para os níveis iniciais e finais, ainda trabalhando com projetos, grande diferencial do Colégio São José, que o posiciona como instituição única na região Nordeste do Rio Grande do Sul.


CLIQUE AQUI PARA CONHECER A NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ CAXIAS 


Vinda de Nova Petrópolis, a estudante Giovana Luisa Griesang,  conta que escolheu o Colégio São José para trilhar os estudos no Novo Ensino Médio. Ela está cursando a 1ª série e destaca que a expectativa é grande para a nova etapa. “Achei a escola muito receptiva e me senti muito bem acolhida, já nesse primeiro encontro”, elogia Giovana durante sua participação na recepção aos Novos Estudantes, ocorrida no dia 12.

Para Lisiane Griesang, mãe da Giovana, ficou evidente que o Colégio está bem preparado para o Novo Ensino Médio. “ Sentimos que a equipe está muito motivada. Cremos que o trabalho foi muito bem elaborado. O conhecimento que elas terão aqui, com certeza fará a diferença na preparação para as próximas etapas, como o Enem”, considera.



Lisiane Griesang e Giovana Luisa Griesang


As conterrâneas das nova petropolitanas, Maria Denise Schmitt e a filha Larissa Schmitt Oliveira, que ingressou na 1ª série do Ensino Médio, também vieram para o São José em busca de novos horizontes e contam que se surpreenderam positivamente com a organização do São José, com relação à proposta do Novo Ensino Médio. “Tudo é em prol do aluno. Percebemos isso na reunião de pais que tivemos. Nos sentimos muito seguros e confiantes em trazer nossas filhas para cá”, enaltece. 

Descartamos a possibilidade de eu ir para outra escola quando conhecemos a proposta do Novo Ensino Médio do São José. Realmente é muito diferenciada”, completa Larissa.


Maria Denise Schmitt e Larissa Schmitt Oliveira

A estudante Eduarda Rodrigues Arend, que ingressou na 1ª série do Ensino Médio, conta que tem expectativa alta em relação à nova fase de estudos, especialmente pela grade curricular estabelecida pelo Colégio São José.

“Esse método foi implantado em todo o Brasil, mas o São José conseguiu lidar muito bem com essa nova proposta e nos passou isso de uma forma muito clara e receptiva. Ficou evidente a organização e o planejamento do Colégio para esse Novo Ensino Médio”, destacou Eduarda.

Jamile Rodrigues da Silva Arend acompanhou a filha na busca por uma escola para ingressar no Ensino Médio. Busca essa que foi encerrada quando conheceram o São José. “Ao chegar aqui nos deparamos com uma proposta diferenciada, algo que não encontramos em nossa cidade. Estamos muito confiantes, acreditando no Colégio e nessa nova proposta, que, com certeza, será muito positiva para o futuro dos estudantes”, considera.


Jamile Rodrigues da Silva Arend e Eduarda Rodrigues Arend

Educação Infantil


O pequeno Leonardo Grandi Cielo ingressou no São José neste ano, aos dois anos de idade. Conforme a mãe, Claudete Grandi, a escolha pela Educação Infantil do São José foi feita em razão da experiência positiva que teve com o filho mais velho, que também estuda no Colégio. “Confiamos na escola e nos sentimos totalmente seguros em trazê-lo para cá. Ele estava matriculado em uma escolinha, mas sentimos que ele precisava de mais estímulos. Encontramos aqui profissionais qualificados e diferenciados em relação às escolinhas”, pondera a mãe.

A Educação Infantil do São José visa oportunizar experiências à criança, nas mais diversas linguagens, construindo sentidos, para que ela seja protagonista de sua própria aprendizagem, produtora de cultura, marcada pela formação de valores, cooperação e respeito.





A filha de Fabiana Brassaneli Koch e Cristiano Argenta Soares, a pequena Alice Koch Soares, iniciou no Ensino Fundamental I cheia de expectativa com relação a nova jornada. 

“Escolhemos o São José por ser uma escola que educa com amor. Nossa intenção é que a nossa filha aprenda em um ambiente saudável, que caminhe junto conosco na educação dela. Estamos muito tranquilos e seguros com relação a nossa escolha. Fomos muito bem acolhidos pela Família São José”, contou Fabiana. 



Fabiana Brassaneli Koch, Alice Koch Soares e Cristiano Argenta Soares

Melhorias

Para esse ano letivo, o Colégio também investiu na reforma de alguns ambientes, pintura das quadras esportivas e na implantação de sistema de climatização em mais 10 salas de aula do Bloco B, num total de 28 salas climatizadas.  



Para 2022, também foi atualizado e implementado o novo Regimento Interno do Colégio São José, com todas as diretrizes, obrigações e direitos de colaboradores e estudantes. Para ler o Regimento Escolar clique AQUI.